A previsão para os próximos dias é de sol e calor intenso, e assim como nós, nossos pets também precisam de cuidados especiais durante as altas temperaturas. Aqui estão algumas dicas fundamentais para garantir o conforto e a saúde deles neste período:
Hidratação: Mantenha seu pet sempre hidratado. Disponibilize água limpa e fresca em vários pontos da casa. Para tornar a ingestão mais atraente, você pode até adicionar cubos de gelo na água (mas cuidado para que eles não sejam engolidos). Água de coco gelada também é uma boa opção, desde que seja sem conservantes. Você também pode apostas em picolés naturais, preparados com água e frutas que podem ser consumidos pelos animais, como picolé melão ou melancia.
Evite passeios nos horários de calor intenso: Faça os passeios e exercícios nos horários mais frescos do dia, como de manhã cedo ou ao entardecer. Procure locais com sombra e pisos de grama.
Diversão com água: Piscinas infláveis ou bacias com água podem ser uma diversão refrescante para os pets (lembrando que é bom estar sob supervisão e que o pet tenha facilidade em sair dela). Toalhas úmidas ou tapetes gelados também são ótimas opções.
Atenção ao deixá-los sozinhos: Quando sair de casa, deixe água e comida à sombra. Ventiladores ou ar-condicionado podem ser ligados para manter o ambiente fresco. Caso suas janelas sejam teladas, deixe-as abertas para melhorar a ventilação.
Nunca os deixe no carro: Nunca deixe seu pet no carro sob o sol, nem com os vidros abertos, ainda que por pouco tempo. O calor dentro do carro pode aumentar rapidamente e ser fatal.
Use filtro solar: Proteja pets com filtro solar específico para eles, principalmente em animais de pelos curtos e claros, aplicando nas áreas desprovidas de pelo.
Não deixe a ração exposta ao sol: Evite deixar a ração exposta ao calor, pois isso pode causar danos à saúde gastrointestinal do pet. Para cães o ideal é servir a ração no horário da alimentação e se possível, recolher após o término. Para gatos pode deixar à vontade, mas lembre-se de procurar um lugar com sombra e servir em pequenas porções ao longo do dia, para que não fique muito alimento na vasilha exposto ao calor.
Cuidados especiais: Animais idosos, com sobrepeso ou problemas de saúde precisam de atenção extra. Evite exercícios excessivos, dê mais pausas de descanso nos passeios, ofereça mais água, fuja do sol e, principalmente, fique atento aos sinais de desconforto e cansaço, e se perceber mudanças no comportamento ou na alimentação, procure a ReabiPet.
Prevenção contra parasitas: No calor, a incidência de pulgas e carrapatos aumenta. Mantenha os tratamentos de prevenção em dia.
Com esses cuidados, você garante que seu pet não sofra muito com esse calorão!
Comments