Ozonioterapia
A ozonioterapia é uma técnica em que o agente terapêutico utilizado é uma mistura de gases contendo oxigênio (O2) e ozônio (O3). Quando essa mistura reage com os tecidos do animal provoca uma série de reações e induz a liberação de enzimas antioxidantes que agem reduzindo os radicais livres presentes no organismo, promovendo então a modulação do stress oxidativo e inflamatório, que está na raiz de diversas doenças, em especial as crônicas/degenerativas.
Outros efeitos fisiológicos observados com a utilização da ozonioterapia são a melhora da oxigenação dos tecidos, melhora da cicatrização de feridas, modulação do sistema imunológico, efeitos bactericida, viricida e fungicida.
As vias de aplicação dessa mistura de gases são duas:
1. Local/tópica - Aqui podemos fazer a injeção intramuscular, subcutânea ou intra/periarticular; podemos também utilizar a água/soro ozonizado para lavagens locais (feridas, bexiga) e utilizar a aplicação do gás através de uma bolsa (bag) ou copo (cupping).
2. Sistêmica – Esta opção, que inclusive é a mais utilizada e segura, o processo se dá pela insuflação retal, mas também podemos utilizar as vias de auto-hemoterapia (maior ou menor) e a solução salina ozonizada.
Indicação de uso
-
Patologias como artrites e artroses
-
Tendinites
-
Dores osteomioarticulares
-
Osteomielites
-
Hérnias de disco
-
Lesões de pele (dermatites/dermatoses)
-
Feridas contaminadas
-
Doenças autoimunes
-
Doenças infecciosas virais, bacterianas ou fúngicas