Homeopatia
A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que estabeleceu o conceito de que a saúde depende do equilíbrio da energia vital, sendo que o desequilíbrio desta pode levar ao adoecimento. Aqui estamos falando de individualizar o paciente, olhar para o doente e não para a doença, já que energia vital é algo individual.
A homeopatia é considerada uma especialidade médica e farmacêutica, que tem como um dos principais fundamentos a lei “o semelhante cura o semelhante”, indicando que as substâncias que são capazes de ocasionar determinados sintomas em um indivíduo sadio podem estimular a cura em indivíduos que estão doentes e apresentam os mesmos sintomas ocasionados.
Para exemplificar: um medicamento capaz de provocar, em uma pessoa sadia, febre, dores de cabeça e fadiga pode ser usado para curar uma pessoa doente e que apresente os mesmos sintomas e isso se aplica da mesma forma para os animais.
Qualquer patologia pode ser tratada através da Homeopatia, podendo ela ser usada como tratamento único ou como tratamento associado a outras terapias ou medicamentos.
A seguir apenas alguns exemplos em que ela vem sendo mais utilizada:
-
Distúrbios comportamentais, como ansiedade de separação, agressividade e depressão
-
Infecções de repetição como otites e cistites
-
Doenças que afetam o sistema imune
-
Câncer
-
Alergias
Além disso, a homeopatia é coadjuvante no tratamento de doenças como as doenças renais e hepáticas, distúrbios endócrinos, digestivos, respiratórios, cardíacos, geniturinários, dermatológicos, doenças que afetam o sistema imune e câncer.