Aromaterapia
Aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais e também os hidrolatos aromáticos, que são moléculas produzidas através do metabolismo secundário das plantas e têm, em sua grande maioria, função de proteção como parte de um mecanismo de sobrevivência.
Os óleos essenciais têm uma composição química e são altamente voláteis (evaporam facilmente), além de serem esses químicos (moléculas) que quando inalados são absorvidos pela mucosa nasal do pet passando então para o sangue e cérebro afetando seu sistema nervoso.
Uma outra forma de explicar a ação é dizendo que as moléculas/químicos carregam informações e levam essas informações ao cérebro quando inaladas, fazendo com que o cérebro do animal responda a essa informação liberando neurotransmissores.
A escolha do óleo essencial é feita por meio de uma avaliação minuciosa não só do problema manifestado pelo pet como também de todo o seu histórico de vida e perfil (suas características essenciais). Os óleos podem ser usados em inalação ou topicamente, sempre diluídos. Há o uso interno que deve ser feito com muito cuidado e critério e sempre acompanhado por um profissional habilitado.
As indicações para o uso da aromaterapia são
-
Alterações comportamentais (Ansiedade; Depressão; Estresse)
-
Dor crônica ou neuropatia periférica
-
Dor nas articulações
-
Dores musculares a fim de fortalecer o sistema imune evitando as infecções de repetição, como auxiliar em animais que apresentam distúrbios digestivos.